Estava admirando o jardim da Fiocruz, quando um moço se aproximou e sentou no banco ao lado. Ele usava um macacão azul parecido com esses que os faxineiros de hospital usam e tinha um papel em mãos. Passados uns cinco minutos ele diz:- Bom dia, você sabe o que é estanqueidade?
- Lamento, não sei.
Ele continuou lendo como quem quisesse decorar um texto, fazia caras e bocas e sempre parava quando chegava na palavra "estanqueidade". Então perguntei:
- O senhor não consegue arranjar um dicionário na recepção da sua unidade?
- Agora?!
- É, agora.
- Não vai dar tempo. Tenho que chegar na unidade "Tal" às 15 horas, já são 14:30...
- Ok. Qual é o assunto do texto que o senhor está lendo?
- É que eu sou técnico hidráulico e tenho que checar os tanques dessa unidade, mas tenho que explicar o porquê estou indo...
Confesso que eu não estava muito disposta a pensar naquele momento, então o deixei quieto. Uns minutos depois ele disse:
- Aha! Matei a charada!
Eu olhei meio assustada com o grito eufórico.
- Estanque = tanque, é sobre os tanques que eu vou falar. Idade = ele quer saber qual a idade dos tanques. É isso! Eles querem saber se já está na hora de trocar, se está muito velho, se precisa de reparo... Pronto!
Levantou e foi embora...
Segundo o dicionário Aurélio, estanqueidade é uma derivação do verbo estancar, que significa impedir o corrimento de (liquido); Por fim a; Deixar de correr; Não continuar, parar. Estanque significa isolado, logo, Estanqueidade, ou Esatanquidade é relativo ao tempo que aquilo levará para estancar um vazamento.